top of page

MEU INTERCAMBIO MUDOU MINHA VIDA


Salve Salve Pelo Rio! E aí gente, tudo certo com vocês? Hoje resolvi compartilhar com vocês um pouco do meu intercâmbio mas não só sobre coisas burocráticas, sobre a minha cidade escolhida mas principalmente como isso me mudou. Hoje é dia 20 de dezembro, quase meia noite e me deu uma vontade de abrir meu coração de verdade porque sinto que sim, eu preciso compartilhar isso com o mundo! Queria muito que alguém tivesse me contado essas coisas antes..

ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ

Bem, pra começar eu preciso dizer que eu acredito que viajar é uma das melhores experiências que se pode ter na vida! Conhecer lugares e se ver em situações diferentes é extraordinário. Através do meu intercâmbio fiz umas das viagens mais fantásticas, a viagem que mais me transformou, a viagem para dentro de mim mesma.

ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ

Em agosto de 2017 embarquei para a California, para estudar inglês por 4 meses. Acho que poderia ter sido para qualquer lugar para estudar qualquer outra coisa ou língua. Nunca imaginei que sair da minha zona de conforto mudaria tanto a minha forma de enxergar a vida. O louco é que aqui vivendo minha vida dia após dia não percebia essa zona de conforto. Me sentia independente, seguindo o rumo das coisa, faculdade, trabalho... tudo como tinha que ser. Quem nunca se sentiu assim? Não sei dizer se acontece dia após dia ou se em algum momento, assim de repente simplesmente viramos uma chave e colocamos a nossa vida em piloto automático. Paramos de prestar atenção nos detalhes da vida e em como tudo a nossa volta pode ser fantástico e passamos a ver simplesmente com a lente do comum, do rotineiro.

ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ

Quando fechei o meu intercâmbio eu sabia que ia ser o máximo, sabia que poderia ser desafiador, sabia que eu ia lembrar pra sempre... Deixei tudo para traz, todo o meu conforto, segurança, certezas... Tudo isso para simplemente viver uma nova experiência. Mas acontece que quando desembarquei no Aeroporto Internacional de San Diego com todo o meu nervosismo, expectativas e sonhos na bagagem senti minha vida virando de cabeça pra baixo. Acho que a minha chave virou.

ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ

Tomar esse choque de realidade faz um bem danado porque é a melhor forma de desligar o piloto automático da vida. Quando desligamos o piloto automático você consegue enfim perceber o que realmente importa e percebe que as coisas mais simples são as mais extraordinárias. Já parou para pensar no por do sol? Como pode ser tão incrível e acontecer TODOS os dias? GENTE O CÉU MUDA DE COR NA HORA DO POR DO SOL, isso é fantástico. A vida é fantástica. ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ

Aprendi a ser flexível, nem tudo vai sair como planejado e tá tudo bem. Descobri que nós sempre podemos mudar o nosso ponto de vista e também tá tudo bem! Durante esse periodo fora, tive que esforçar para me encaixar nessa nova realidade, nova casa, novos amigos, novas conversas, novos costumes, nova rotina... Por mais que sempre tenhamos medo de viver o novo, é tão gostoso viver novas experiências, assim com a consciência plena tudo que está acontecendo, longe automático, é como se fosse uma página em branco prontinha para ser desenhada em um dia de criatividade extrema.

ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ

Quando você se abre para novas pessoas e oportunidades tudo acontece. Comecei a perceber as coisas com mais cautela, prestar atenção nos detalhes dos lugares, das pessoas, das conversas e principalmente dos sorrisos. Percebi que as pessoas são muito melhores e humanas do que eu imaginava ou talvez lembrava. Vivendo em outro pais por tanto tempo você se descobre, se afeiçoa a algumas, se despede de outras, se descobre mais um pouco, troca experiências, toma decisões, se descobre uma nova pessoa em outra realidade.

ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ

Depois desse intercâmbio percebi que a vida é MUITO mais descomplicada do que a gente acha. Quando pensei em fazer o meu intercâmbio não queria ir morar nos EUA, porque na minha cabeça que lá só tinham pessoas capitalistas e tinha muito medo de virar uma pessoa assim. Me deixei vencer pelas fotos maravilhosas da California. Fui pra San Diego, me surpreendi. Descobri um lugar de pessoas doces e adoráveis. Que não amam dinheiro, amam a natureza e param quase todos os dias para ver o sol se pôr.

ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ

Mudei meu ponto de vista, desliguei meu celular e comecei a ver a lua. Sim! Sempre gostei do sol e acho que depois desses dias vendo ele se por todos os dias fiquei mais conectada a ele ainda. Quando o sol se punha eu agradecia e conversava tanto com o universo que fazia nascer a lua. Vi que a lua pode ser tão linda e esperada quanto o sol. Em San Diego e nas cidades próximas não é comum ter luz nas praias por isso, percebi que a lua pode iluminar tanto quanto sol. Já reparou isso? Sempre fui muito agitada, ansiosa e elétrica mas depois do meu intercâmbio, tento ver os detalhes.

ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ

Aprendi a ser mais flexível e paciente, aprendi a compartilhar. Me apaixonei por uma, duas, três culturas diferentes. Fiz amigos japoneses, suíços, taiwanês, alemães, americanos... Vi um mundo enorme, bem ali na minha frente e o mais importante, me senti parte dele. NÃO TEM NADA MELHOR DO QUE SE SENTIR CONECTADO COM O MUNDO! Afinal, você faz parte disso, nós fazemos o mundo.

ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ

Se você está se preparando para um intercâmbio, vá! Mas vá com o coração leve e aberto para simplesmente viver! E se você você for pra San Diego, feliz escolha! VOCÊ VAI AMAR!


Se você quiser ver um pouco mais da minha viagem, tem vários videos no canal!

ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ

Beijinhos

ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤ

Facebook: www.facebook.com/pelorioblog Twitter: https://twitter.com/beatrizps Snapchat: @beatrizps

Instagram: @beatrizps7



bottom of page