top of page

Carnaval na Lapa, o que vai rolar?


Salve salve Pelo Rio! E aí, animados para o carnaval? Bem, a dica de hoje é sobre o carnaval na lapa. Ou vocês acharam que o berço do samba ia ficar de fora da festa carioca? Durante os quatro dias de carnaval, o palco “Rio Marchinhas”, organizado pela Fundição Progresso estará em meio aos arcos da lapa, recheado de atrações imperdiveis.


Entre os blocos convidados estão, Cordão do Boitatá, Céu na Terra, Bangalafumenga, Bloco do Sargento Pimenta e o novato Agytoê. Não dá pra perder, né?


Se liga na programação!


06/02 – Sábado


16h – Desfile do Bloco Carioca da Gema

O time de compositores do Bar Carioca da Gema arrasta milhares de foliões pelas ruas da Lapa, com estrutura montada em frente à Fundição Progresso.


20h – Premiação do Concurso de Marchinhas

Neste dia serão reveladas a campeã e vice-campeã da tradicional disputa que está em sua 11ª edição, neste ano homenageando o compositor Noel Rosa.


21h – Moyseis Marques

Armado de voz, violão e tamborim, Moyseis Marques apresenta neste show canções de Aldir Blanc com arranjos belíssimos celebrando os 70 anos do compositor. No roteiro também estão garantidas músicas dos cinco Cds de Moyseis e sucessos de compositores que marcam sua influência artística.

Intervalos: DJ Chicote.


07/02 - Domingo


18h – Gafieira do BB

Acordeonista gaúcho de talento ímpar, Alessandro “Bebê” Kramer, ou simplesmente BB Kramer, vai comandar uma gafieira da mais alta classe sob os Arcos da Lapa. Neste show, o artista arregimenta um time de grandes músicos para executar um repertório de clássicos e de canções que ganham novos arranjos e levadas. “Adeus América”, de Haroldo Barbosa; “Chiclete com banana”, clássico de Gordurinha; “Influência do jazz”, de Carlos Lyra; e “Notícia”, de Nelson Cavaquinho, Alcides Caminha e Norival Bahia, são algumas delas.


Intervalos: DJ Chicote.


19:30 – Agytoê

Lindos, purburinados e com vestimentas inspiradas no Egito antigo, os músicos do Atytoê sobem ao palco do Rio Marchinhas pela primeira vez tocando o melhor do axé.



21:30 – Casuarina

Presença garantida em todas as edições do Rio Marchinhas, o Casuarina traz um repertório repleto de sambas, marchinhas e sambas de enredo, entre eles canções de seus seis discos e dois Dvds lançados. Não vão faltar as autorais como "Certidão" (João Cavalcanti / João Fernando), "Vaso Ruim" (Gabriel Azevedo / Diego Zangado), "Dissimulata" (João Cavalcanti) e "Ponto de Vista". O repertório também vem recheado de clássicos como "Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua" (Sergio Sampaio) e "É Isso Aí" (Sidney Miller). O quinteto, que está produzindo o sétimo CD, vai tocar ao vivo uma música do novo trabalho: "Queira Ou Não Queira" (João Cavalcanti / Alaan Monteiro). O Casuarina é: Daniel Montes (violão de sete cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Cavalcanti (tantan e voz), João Fernando (bandolim) e Rafael Freire (cavaquinho).

Intervalos: DJ Chicote.



08/02 - Segunda


18h – Céu na terra

Sob o tema “Carnaval Céu Na Terra Brasil-Moçambique”, um dos mais concorridos blocos cariocas traz o encanto de seu desfile em Santa Teresa para o palco do Rio Marchinhas. Em formato orquestra, o show terá participação do músico moçambicano Timóteo Cuche, inserindo o ritmo Marrabenta na folia, repleta de marchinhas e canções tradicionais do repertório de Momo. O guitarrista André Sampaio completa a fusão Brasil-África. Uma boa pedida para quem não conseguiu acordar no sábado de carnaval para ir ao desfile do bloco.



19:30 – Rogê

Representante da nova geração de artistas da MPB, Rogê traz um show carnavalesco que vai da bossa nova ao samba de exaltação, do sambalanço ao samba reflexivo passando por jongo, ponto de terreiro, afoxé e até o reggae.


21:30 – Bangalafumenga

O Banga segue na vanguarda dos blocos de rua e se destaca por apresentar um repertório autoral, uma bateria formada em casa e experiência de mais de 17 carnavais muito bem brincados. Entre sambas, marchinhas e grandes cirandas, o bloco também vai homenagear o carnaval baiano.


Intervalos: DJ Chicote.


09/02 - Terça


18h – Alfredo Del Penho

Já que a bagagem não cabia – nem apertada – em apenas um álbum, o cantor, compositor, instrumentista e ator de primeira grandeza Alfredo Del Penho lançou dois de uma vez só: “Samba sujo” e “Pra essa gente boa”, em 2015. Em apresentação especial para o carnaval sob os Arcos da Lapa, Alfredo mostra seu repertório de bamba: partido alto, samba de breque, de terreiro e samba-choro, de autores como Délcio Carvalho, Rodrigo Alzuguir, Paulo César Pinheiro, Pedro Holanda, Magrinho e Rubinho Jacobina – canções de Samba Sujo. No espetáculo, sua verve instrumentista e autoral surge em canções dedicadas aos mestres Paulinho da Viola, Paulão 7 Cordas, Maurício Carrilho e muitos outros. Tem choro, samba, mojo, ijexá, baião e valsa, estes do disco “Pra essa gente boa”. E, claro, surpresas carnavalescas.


19:30 – Bloco do Sargento Pimenta

O bloco insere a música dos Beatles na sonoridade dos gêneros carnavalescos como o samba, marchinha, frevo, entre outros. Neste ano, a psicodelia contida em "Lucy In The Sky With Diamonds" vai nortear o desfile do Pimenta e também a apresentação no palco Rio Marchinhas sob o slogan "Picture YourSELFIE”. Um convite para expandir a mente apenas com música e alegria.


21:30 – Cordão do Boitatá

Um dos blocos mais concorridos do Rio, o Cordão do Boitatá encerra o carnaval da Lapa celebrando 20 anos de vida com um repeteco de seu encantado bailão da Praça XV. O show apresenta umpanorama de todas as músicas, compositores e estilos que ajudaram o Boitatá a construir suatrajetória. Muitos sambas, frevos, marchinhas, choros, afoxés e por aí vai.


Intervalos: DJ Chicote.


Espero que tenham gostado e aguardem, que ainda vão rolar muitos posts pra você que vai curtir o carnaval no Rio!

Ah, não se esqueçam! Estamos no #VERÃOPELORIO hein, videos novos todas as quartas e quintas. E se for postar fotos no instagram, passeando pelo Rio, usa #pelorioblog e ajude a colorir ainda mais o nosso blog.

Ei, quer acompanhar as minhas andaças em tempo real? Me acompanhe nas Redes Sociais. Facebook: www.facebook.com/pelorioblog Twitter: https://twitter.com/beatrizps Snapchat: @beatrizps

Instagram: @beatrizps7

Acesso: Carro, Bicicleta, Metro, Taxi...

$$: Gratuito

Endereço: Arcos da Lapa / Centro- RJ

Site: www.fundicaoprogresso.com.br/



bottom of page